Seu dia a dia muito mais saboroso!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Frango Assado

Ingredientes

1 frango de granja de 1,5 kg, mais ou menos
alho picado
sal
pimenta do reino
salsa picada
temperos variados a seu gosto (louro, alecrim, manjericão, sálvia, açafrão, o que quiser - use um ou dois deles)
suco de 1 limão ou 1/4 de xícaras de chá de vinagre ou vinho branco
1 colher de sopa cheia de margarina ou manteiga
Se gostar, coloque 1/4 de pimentão vermelho picado miudinho, junto aos temperos

Modo de Preparo

Tempere o frango, já descongelado, com todos os temperos e deixe descansar por, no mínimo, três horas (melhor que seja de véspera). Atente para que o tempero atinja toda a carne, esfregando-o por toda a ave. Antes de levar ao forno, espalhe sobre o frango uma colher de sopa cheia de margarina. Deixe-o na assadeira com o peito para baixo. Um frango pequeno, não necessita ser coberto por papel alumínio, antes de levar ao forno, apenas aqueles com mais de 2 kg.
Lembre-se de regar com o molho que se forma na assadeira, de meia em meia hora. Vire o frango, com a ajuda de um garfo, após cerca de uma hora que esteja assando, para que o peito doure. Deixe-o em forno alto, por cerca de 1 hora e meia, até que fique bem dourado.

Rendimento: 4 ou mais porções

Dicas:

1 - Você pode variar o sabor de seu frango assado, fazendo-o a cada dia com um tempero diferente de seu estoque (se ainda não o fez, temos certeza que, em breve, estará com todos na dispensa).

2 - Coloque uma cebola média dentro do frango, antes de assar, para variar.

3 - Use shoyu, se gostar, ou raspas de casca de laranja e suco de laranja, misturados ao tempero.

4 - No lugar de vinagre ou vinho, utilize 1 copo de cerveja.

5 - Não perca o molhinho que se forma na assadeira, dissolva-a com um pouco de água, coloque sobre a chama do fogão para que, abrindo fervura, consiga retirar da assadeira todos os pedacinhos de tempero que "grudam" e que concedem sabor ao molho. Sirva numa molheira à parte ou sobre o frango.

6 - Se gostar da mistura de doce e salgado, aproveite e coloque fatias de abacaxi para assar sobre seu frango.

7 - Você também pode cozinhar algumas batatas pequenas, apenas com sal e colocá-las no forno, na mesma assadeira que o frango. Quando virá-lo, não esqueça de regá-las com o caldo da assadeira, do mesmo modo que ao frango. As batatas ficarão macias, douradas e muito saborosas.

8 - O maior segredo de assar é não ter pressa. Se vai ter convidados e acha que o processo pode ser demorado e quiser adiantar, deixe-o pré-assado: asse por uma hora, desligue o forno e coloque novamente para assar, em forno quente, meia hora antes de servir a refeição.

9 - Para deixá-lo mais moreninho, antes de assar, passe mostarda por todo o frango. Ele vai ficar com uma cor especial e um sabor inigualável.

Nenhum comentário: