Tão fácil que até criança faz...
A receita do bolo em si, não tem muita importância. Quem tem a seu dispor um bom livro, caderno ou home page, sabe preparar qualquer prato. O mais importante são as dicas sobre o "modus operandi"... É isso que nos propomos ensiná-lo: uma rotina que, ao ser seguida, fará de todas as receitas, um sucesso!
Material necessário
Verifique se tem em casa todo material de cozinha que vai necessitar para bater um bolo:
- tigela
- colher de pau
- medidas padrão
- assadeira
- peneira
Nenhum desses apetrechos é caro. Aproveite para adquiri-los e completar sua cozinha.
Tigela: Deve ser grande o suficiente para poder bater a massa folgadamente, sem que esta se derrame.
Medidas Padrão: As medidas padrão podem ser de quaisquer modelos, um jogo para colheres e um para xícaras. São muito fáceis de ser encontradas, baratas e de grande utilidade para o iniciante. Cada medida rasa é exatamente a quantidade necessária para a receita. Copos medidores para líquido também são muito úteis. Os de vidro refratário têm a vantagem de poder ir ao microondas, quando a receita pede leite ou água quente.
Peneira: Teoricamente, qualquer modelo serve, mas essas em forma de meia esfera são mais práticas para peneirar ingredientes secos.
Assadeira: Há assadeiras de vários tamanhos, tenha em casa, sempre uma pequena e uma média e uma grande, ao menos.
Rotina: Você deve acostumar-se a uma rotina que deve ser seguida todas as vezes que bater um bolo. Eis a ordem a ser seguida:
1 - Leia a receita com atenção e verifique se tem todos os ingredientes e todos os apetrechos de que vai precisar, inclusive se sua forma é adequada.
2 - Acender o forno à temperatura máxima, para que aqueça.




8 - Em geral, o último ingrediente a ser acrescentado é o fermento em pó. Após colocá-lo, não bata mais o bolo à mão ou na batedeira. O fermento tem que ser misturado à mão. Faça movimentos de baixo para cima, com a colher, de modo a que fique bem misturado à massa. Se quiser, pode dissolvê-lo em um pouco de água, antes de juntá-lo à massa. É um truque que evita se formem desagradáveis bolinhas brancas com gosto de bicarbonato.
9 - Coloque a massa na forma untada previamente preparada. Coloque no forno e acerte a temperatura deste a 180 graus. Olhe a hora no relógio. Geralmente, quando a receita está correta, o tempo é mais ou menos o indicado. Fique atento. Asse até que a massa esteja cozida. Você percebe isso quando:
- a cozinha e a casa toda começam a cheirar deliciosamente;
- o bolo está dourado;
- enfiando-se um palito de madeira na massa, este sai limpo.
10 - Tire o bolo do forno. Use uma faca de mesa sem corte, nas laterais para soltá-lo da forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário